Posso adotar uma criança de um casal que conheço?

Tema de grande repercussão e interesse, a adoção de criança nascida de casal conhecido de quem quer adotar vem sendo discutida entre advogados especializados em Direito das Famílias.

Diferentemente do modo tradicional, em que os que querem adotar ingressam numa lista vinculada ao Poder Judiciário, esta nova forma prevê a possibilidade de os pais biológicos, por sua iniciativa, entregarem a criança diretamente a pessoas de conhecimento deles.

Nosso entendimento é no sentido de que seja permitida essa nova forma de adoção, desde que, evidentemente, atendidos os princípios legais e normas relacionados ao tema. Não se pode deixar de considerar o fato de que há entendimento contrário.

Dentre outros argumentos contrários, sustenta-se, com propriedade, o risco de gerar a monetização da adoção.

Por outro lado, retirar os obstáculos à adoção permite que mais crianças sejam adotadas e, com isso, passem a fazer parte de uma família, livrando-se da solitária realidade de viver sem essa experiência.

Neste artigo, importante destacar os princípios da dignidade da pessoa humana e da proteção integral e do melhor interesse do menor.

As várias formas de constituição das famílias deve ser respeitada e sem que permaneça à margem do sistema legal e social.

Finalmente, ressalte-se a importante missão dos advogados de família, no sentido de viabilizar e concretizar relações familiares que não fazem parte do sistema legal vigente. Se você tem alguma dúvida, não deixe de procurar um.

Aspectos importantes do contrato de compra e venda de imóvel

Você sabe o que é instrumento particular de venda e compra de imóvel e o que ele deve conter? Basicamente, o contrato de venda e compra de imóvel é aquele em que um dos contratantes se obriga a transferir ao outro a propriedade de um imóvel, mediante o pagamento do preço. Embora cada negócio tenha suas peculiaridades, alguns elementos não podem faltar.

Todo contrato, por exemplo, deve trazer a qualificação completa das partes. Se pessoa física, nome completo, estado civil, profissão, RG, CPF, e-mail, telefone de contato e endereço; se pessoa jurídica, denominação social, CNPJ, nome e qualificação da pessoa que a representa (nos termos do contrato social), e-mail, telefone de contato e endereço.

Em seguida, é importante lançar no contrato a descrição completa do imóvel, em conformidade com o constante na respectiva matrícula. Vale lembrar que a matrícula, mantida pelo cartório de registro, equivale a uma “cédula de identidade” do bem, nela constando todo o seu histórico (sequência de proprietários, eventuais penhoras, hipotecas, etc.).

Outros elementos fundamentais são o preço de venda e a forma de pagamento, especificando-se se houver sinal. Se o pagamento do preço for parcelado, devem-se mencionar o valor das parcelas, as datas de vencimento, o índice de reajuste e as penalidades para o caso de atraso (incidência de juros, correção monetária, índice a aplicar, etc.).

A esta altura, já podemos falar sobre a necessidade de fixação, pelo vendedor, da data e das condições a serem cumpridas pelo comprador para receber a posse do imóvel, passando este a arcar com as despesas, como IPTU, taxa de condomínio, etc.; e estabelecer multa para quem descumprir o contrato e previsão de rescisão no caso de falta de pagamento.

E não vamos esquecer da estipulação sobre quem arcará com as despesas do ato de escrituração e registro, custos estes, aliás, normalmente cabíveis ao comprador. Sim, porque o contrato particular é apenas uma “etapa prévia” do negócio, na medida em que a transmissão efetiva da propriedade exige, para imóveis com valor superior a 30 vezes o maior salário-mínimo vigente no país, a elaboração de escritura pública!

Observa-se, ademais, que o contrato de venda e compra deve relacionar os documentos a serem apresentados pelo vendedor como, por exemplo, cópia dos documentos pessoais, certidão atualizada de casamento e/ou nascimento, comprovante de residência (conta de luz, água), certidão atualizada da matrícula do imóvel, certidões dos distribuidores da justiça federal, estadual, do trabalho, etc..

O contrato deve estabelecer, também, se será permitida ou não a cessão dos direitos e obrigações contraídos pelo comprador e em que condições. Recomenda-se, ainda, a inserção de cláusula tratando da responsabilidade do vendedor caso o comprador venha a perder a propriedade, a posse ou o uso do imóvel adquirido em razão de uma decisão judicial que reconheça direito de terceiro sobre ela (evicção).

A venda e compra de imóvel é operação de risco e, por isso, dada sua complexidade, convém seja realizada com a assessoria de advogado especializado na área. É que, dentre as várias análises, uma delas diz respeito aos documentos vinculados ao negócio, cuja interpretação exige um olhar treinado e experiente. Afinal, um erro de avaliação pode trazer dissabores e até mesmo prejuízo, não só para o comprador, mas também para o vendedor.

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Fizemos um webinário tratando especificamente deste tema. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

Você sabia que o regime de bens tem efeitos diferentes nas hipóteses de separação e de sucessão por morte?

Não faz muito tempo, atendi uma viúva que mostrou surpresa ao descobrir, após a morte de seu marido, que seria herdeira dele. É que, ao se casarem, adotaram o regime da separação total de bens. Ou seja, na hipótese de separação, cada um seguiria com seu próprio patrimônio, sem nenhuma participação sobre o patrimônio do outro. Contudo, outro é o efeito legal para o caso de falecimento, coisa que pouca gente sabe, tampouco ela sabia…

Há muitos anos, dentre os regimes existentes, a maioria das pessoas adota o da comunhão parcial de bens. Ao se casarem ou constituírem união estável, as pessoas normalmente escolhem o regime de bens pensando em seus efeitos na hipótese de uma separação.

Ora, sabemos que, no regime da comunhão parcial de bens, o patrimônio que existia antes da união não se comunica, e o que o casal conquista durante sua união passa a ser automaticamente de ambos, não é assim? É assim.

Outro detalhe – ainda no regime da comunhão parcial de bens: imagine a situação da pessoa que venha a receber alguma herança ou doação. No referido regime, esse patrimônio também não se comunica.

Recapitulando: no regime da comunhão parcial de bens, meu cônjuge (ou companheiro) não tem direito ao patrimônio que eu possuía antes da união, e nem ao que eu venha a receber por herança ou doação. Esses bens recebem, no direito, o nome de “bens particulares”, usado para distingui-los dos bens “comuns”.

Mas, o que queremos frisar neste artigo é que, no caso de falecimento, e sob a vigência do regime da comunhão parcial, o outro não só terá direito à metade do “patrimônio comum”, a título de meação, como também terá direito aos “bens particulares” do falecido. Quanto a estes, o sobrevivente figurará como herdeiro, concorrendo com os eventuais descendentes (filhos, netos) ou ascendentes (pais vivos, avós) do falecido.

Veja bem: havendo “bens comuns” e “particulares”, e o regime for o de comunhão parcial, com a morte do cônjuge ou companheiro, o sobrevivente tem direito a duas partes: (a) a primeira, relativa à meação, tendo por base o “patrimônio comum”; (b) a segunda, com base nos “bens particulares” e na proporção a ser definida de acordo com a existência de descendentes ou ascendentes.

Portanto, a depender do caso, para mudar isto, pode ser interessante recorrer a um testamento. Mas nada de aventuras: para evitar surpresas desagradáveis no futuro, procure um especialista no assunto e faça de forma correta seu planejamento sucessório!

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Como saber se vivo ou não em união estável?

Acredito que a maioria das pessoas já ouviu falar de união estável. O assunto está em voga, até porque muitos têm optado por esse tipo de relação. Mas você sabe realmente o que é união estável e como ela se constitui? E, na hipótese de ruptura da relação, como fazer a partilha de bens?

De acordo com a lei, existe união estável quando duas pessoas passam a se relacionar publicamente, de forma duradoura e contínua, com intenção de constituir família. Importante: a lei não faz menção a período mínimo de tempo para que o relacionamento possar ser considerado como união estável.

Portanto, o critério para definir se determinada relação configura ou não união estável é subjetivo e vai depender da identificação, na convivência, dos requisitos acima mencionados.

Diferentemente do que muita gente acredita, para que haja união estável os conviventes não precisam residir sob o mesmo teto, sendo possível – embora menos comum – manterem domicílios distintos. Aliás, há pessoas casadas que também optam por morar em casas separadas e nem por isso são menos casadas ou menos unidas!

Graças a decisão do Supremo Tribunal Federal, que já soma dez anos, o reconhecimento da união estável passou a incluir as relações homoafetivas. Embora o tema ainda não tenha sido tratado expressamente por lei, o STF abordou-o na perspectiva dos princípios firmados pela Constituição Federal.

Embora nosso sistema jurídico não reconheça oficialmente a “união estável” como uma das modalidades de “estado civil” (são estados civis: solteiro, casado, viúvo, separado e divorciado), fato é que, do ponto de vista prático, como ela produz efeitos semelhantes ao do casamento, costuma-se mencionar o estado de “convivente”. Isso tem sido feito, inclusive, em escrituras públicas.

Atento a esse aspecto prático da união estável, nosso sistema jurídico permite seu reconhecimento mesmo entre pessoas casadas, desde que estejam separadas de fato.

Para maior segurança de direitos dos conviventes (seja para fins de herança, seja no cenário de uma separação), é importante que sua união esteja documentada. Isso pode ser feito por instrumento particular (realizado diretamente pelas partes) ou público (realizado em cartório), normalmente sendo este último mais seguro, embora implique custo maior.

Em determinadas circunstâncias, a ausência de formalização da união estável traz a necessidade de sua prova. Abre-se todo um debate sobre se havia ou não união estável entre as partes em questão… Na hipótese de morte de um dos conviventes, como se não bastasse a dor do luto, já pensou na dor de cabeça em ter de enfrentar outros herdeiros na disputa por uma herança?…

Na hipótese de separação, a divisão patrimonial será feita de acordo com o regime de bens previamente definido pelos conviventes em contrato ou, caso não o tenham feito, serão aplicadas as regras do regime da comunhão parcial.

Reconhecida a importância da formalização da união estável, a assessoria de um advogado especializado é fundamental, de modo a, no instrumento (seja público ou particular), as partes disporem sobre todos os aspectos relevantes, evitando eventuais nulidades.

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O que seria melhor: fazer testamento público ou particular?

Recentemente, fizemos um webinar a respeito de testamento. Este tema complexo não poderia ser mais oportuno, porque contribui para ampliar o conhecimento que se tem sobre planejamento sucessório. Os supersticiosos que me desculpem, mas “planejar” não é “atrair”; planejar é cuidar, é zelar pelo interesse das pessoas queridas. Tratar de minha sucessão não tornará minha vida mais breve, mas contribuirá para que eu tenha mais tranquilidade no momento da partida.

O testamento é uma das ferramentas mais acessíveis de planejamento sucessório. Não há quem não possa fazer um, desde que esteja bem orientado a respeito. Aliás, por conta dos requisitos formais para que o testamento tenha validade, a orientação de um bom advogado é fundamental!

Dos tipos de testamento existentes, o público e o particular são os mais utilizados. Qualquer pessoa maior de dezesseis anos e mentalmente saudável pode testar.

O testamento público é aquele lavrado pelo tabelião, profissional responsável pelo Cartório de Notas. Além do testador, exige-se a presença de duas testemunhas. O ato pode ser realizado por qualquer Cartório de Notas, não havendo necessidade de ser o mais próximo da residência do testador. Outra informação importante diz respeito ao custo: ele é fixo, não mantendo relação com o patrimônio do testador.

O testamento particular é o produzido diretamente pelo próprio testador. Pode ser manuscrito ou impresso e, em vez de duas, a lei exige aqui a participação de “pelo menos” três testemunhas.

Qualquer testamento apenas produz efeitos após a morte do testador. Até então, e em princípio, pode ser alterado ou revogado a qualquer tempo. Dadas estas informações básicas, podemos passar ao tema deste breve artigo: o que seria melhor, um testamento público ou um particular?

Para irritação dos que não se cansam de buscar respostas “exatas” no direito, a resposta é: depende! Vamos com calma. Você entenderá por que não se pode ter uma resposta geral para situações específicas.

Por ser feito em cartório, o testamento público aí fica registrado e sua existência é automaticamente informada ao Colégio Notarial do Brasil. Ou seja, ele não se perde com a passagem do tempo e não pode ser subtraído por ninguém. Em termos de “segurança”, não há comparação com nenhuma outra forma testamentária. Porém, para lavrá-lo, incide um custo que, no Estado de São Paulo, gira em torno de R$ 1.865,00.

Na feitura do testamento particular não incide a taxa acima mencionada, mas se corre o risco de ele vir a se perder, já que não fica registrado em cartório. No entanto, se o testador não precisar que o documento seja guardado por muito tempo, e disponha de pessoa de sua confiança, para garantir a apresentação do testamento após seu falecimento, esta pode ser uma boa opção!

Em ambas as hipóteses, é importante contar com o auxílio de um advogado especializado no assunto. Tanto mais em se tratando de testamento particular, dadas as formalidades legais para a validade do ato. No caso de testamento feito em cartório, mesmo que o testador não esteja assistido por um advogado, o tabelião acaba cuidando das referidas formalidades.

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Até breve!

Meu companheiro faleceu. Posso continuar morando na casa onde habitávamos?

Joana relatou: – Não suficientes as dores por perder o meu companheiro, com quem convivi ao longo de 12 anos, ainda me vejo obrigada a deixar a casa onde morávamos, porque os filhos dele, havidos antes de nossa união, ingressarão em juízo para forçar a minha saída com a cobrança de aluguel. Tenho algum direito que me assegure a permanência no imóvel, sem precisar pagar aluguel, apesar de eu não ser herdeira?

 

O estarrecedor relato acima reflete situação que não é incomum, mas está equivocado e merece alguns esclarecimentos. Vamos a eles.

 

O evento morte gera a imediata abertura da “sucessão”, com a transmissão dos bens e direitos deixados pela pessoa falecida. Contudo, em determinadas circunstâncias, podem surgir duas figuras jurídicas opostas: a herança, de um lado, e o “direito real de habitação”, de outro.

 

Atualmente, no que tange à sucessão, não há mais de se falar em distinção entre cônjuges e companheiros. Isso implica dizer que Joana concorre, sim, com os filhos do falecido, à herança de seus bens adquiridos antes da união estável; sendo falsa a premissa de que ela não seria herdeira.

 

Questionada, Joana acrescentou ao seu relato, que a casa havia sido adquirida por seu companheiro bem antes de se conhecerem e que era o único bem existente no acervo patrimonial dele, o qual, aliás, deixou 2 filhos.

 

Nesse cenário, aos filhos caberão 2/3 da casa (sendo 1/3 para cada filho) e à Joana caberá o outro 1/3. Assim, Joana e os filhos do falecido, desde que regularizada a respectiva partilha, via inventário, desfrutarão da propriedade do imóvel em condomínio.

 

Ok! Isso é o mesmo que dizer que Joana deverá pagar 2/3 de aluguel para continuar morando na casa? Não! Felizmente, Joana poderá continuar morando na casa sem precisar pagar nem um centavo por isso, pois a ela assiste o direito real de habitação.

 

Parecido com o tão conhecido “usufruto”, o direito real de habitação limita o direito de propriedade dos demais herdeiros sobre a casa e permite que o seu titular – no caso, Joana – permaneça nela morando, de forma gratuita e sem restrições, até sua morte. E é assim porque tal figura jurídica tem por finalidade preservar o caráter humano e social da moradia ao companheiro (ou cônjuge) sobrevivente.

 

Embora seja um direito assegurado por lei, não é exagerado afirmar, aqui, a importância de registrá-lo na matrícula do imóvel, de modo a evitar possíveis e corriqueiros problemas com os demais herdeiros e/ou com eventuais terceiros desavisados – ou de má-fé –, que vierem a comprar a parte daqueles.

 

A situação de Joana estava um pouco mais delicada, pois sua união estável não havia sido formalizada, nem por instrumento particular, nem por escritura pública, de modo que, se nada fizesse, ela viria a sofrer o ajuizamento de ação judicial por parte dos filhos do falecido, além de nada lhe restar a respeito da herança.

 

Sabendo disso, Joana imediatamente se fez representar, por advogado especializado, no processo de inventário, onde veio a ter sua união com o falecido; sua parte à herança; e seu direito real de habitação reconhecidos por decisão apta a ser registrada, inclusive, na matrícula imobiliária da casa.

 

Como vimos, muita dor de cabeça pode ser evitada se, diante dos potenciais problemas de sucessão – no caso da Joana, aliás, bastante previsíveis –, não houver demora na procura de um advogado especializado na área, a fim de terem mais segurança no exercício de seus direitos.

 

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Sete perguntas sobre testamento

Testamento ou inventário
[vc_row][vc_column][vc_column_text]O cenário criado pela pandemia trouxe não só novas rotinas, como também levou as pessoas a darem mais importância a temas que antes não ocupavam tanto espaço em suas consciências. O planejamento sucessório é um deles, sendo o testamento uma importante ferramenta neste sentido.

Em que situações cabe fazer testamento?

Normalmente, as pessoas se valem do testamento para dispor de seus bens. Portanto, em regra, apenas faz sentido pensar neste instrumento quando se tem patrimônio. No entanto, o que nem todos sabem é que se pode usar o testamento para tratar de questões não-patrimoniais, como é o reconhecimento de um filho ou a nomeação de tutor para os filhos menores.

Situação interessante surge para quem possui algum pet. Já auxiliei uma cliente a incluir, em seu testamento, cláusulas nomeando um cuidador para o pequeno animal, incluindo a criação de uma reserva financeira para custear as despesas necessárias para tanto.

Feito o testamento, ele tem prazo de validade ou é vitalício?

Se o testador não declarar um prazo de validade, o testamento é vitalício. Aliás, isso é o mais comum. Ou seja: uma vez feito, valerá até eventual revogação por parte do testador.

Aí surge outra questão: em que circunstâncias o testamento pode ser revogado?

Ora, sendo ele expressão da vontade do testador, poderá ser revogado a qualquer tempo, desde que o testador esteja em condições de manifestar sua vontade. Isso significa que, sendo acometido por alguma doença que comprometa suas faculdades mentais, a pessoa não terá mais capacidade para revogar testamento existente. Se é preciso discernimento para testar, tal requisito é necessário para desfazer testamento feito.

Para fazer um testamento por instrumento público, posso escolher qualquer cartório?

Sim. Não há incidência de regra definindo a competência territorial dos cartórios para a feitura de testamento. O testador pode escolher qualquer cartório de notas para lavrar seu testamento, não havendo qualquer vinculação com seu domicílio.

E se a pessoa contemplada pelo meu testamento vier a falecer antes de mim?

Essa não é uma hipótese tão descabida, principalmente se a pessoa contemplada for mais velha do que o testador. Na hipótese, o testamento não produzirá eficácia nesta parte. Uma maneira de dar longevidade ao testamento é prever uma sequência de herdeiros testamentários. Exemplo: “Se, na abertura de minha sucessão, João da Silva já for falecido, deixo meus bens para Maria José”. É comum esse tipo de previsão quando o testador possui família numerosa.

Quem pode testar?

A partir dos dezesseis anos de idade, estando a pessoa em pleno gozo de suas faculdades mentais, pode fazer testamento em qualquer de suas modalidades.

Se não tiver herdeiros e nem deixar testamento, o que acontece com o patrimônio da pessoa falecida?

Não custa lembrar que, não havendo testamento, a transmissão dos bens do falecido alcança apenas os parentes de quarto grau (primos, sobrinhos-netos). Se não houver parentes até o quarto grau, o patrimônio é destinado ao Município. Por isso, caso a pessoa não possua sucessores legais, é fundamental fazer testamento!

Tão importante quanto planejar, é buscar fazer isso da maneira mais adequada ao seu perfil. E não se trata apenas da configuração patrimonial, mas também da dinâmica que caracteriza sua família em particular. Em outras palavras: o que serve para uns, pode não ser o melhor para outros… Um profissional especializado em família e sucessões saberá orientá-lo neste sentido.

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Os riscos na ação de revisão de aluguel.

Decorrido algum tempo do início da locação, é natural que o valor do aluguel fique em descompasso com o praticado pelo mercado, levando em conta imóveis similares, situados na mesma localidade (bairro ou região). Tal disparidade de valores pode ocorrer em benefício ou em desfavor do inquilino, a depender de os alugueis terem sofrido valorização ou defasagem.

Caso não consiga chegar a um acordo com a outra parte (o que é sempre recomendável), o prejudicado pode buscar o Judiciário com a finalidade de obter a revisão do aluguel, de forma a adequá-lo ao de mercado. Existe um procedimento específico para isto, previsto pela Lei de Locação (Lei 8.245/91).

A ação de revisão do aluguel pode ser exercida tanto pelo locador quanto pelo locatário; é preciso que o contrato tenha tido ao menos 3 (três) anos de duração; a prova a ser produzida é de caráter documental/técnico; é cabível tanto nas locações comerciais quanto nas residenciais.

No ato de ajuizamento da ação, e desde que apresentem documentação capaz de demonstrar a força de seus argumentos, o locador ou o locatário podem pedir ao juiz uma medida liminar (provisória), que os autorize a pagar 80% do valor do aluguel, consentâneo com o valor atualizado de mercado (locador), ou 80% do aluguel vigente (locatário). A definição final do valor do aluguel, contudo, dependerá da sentença que vier a ser proferida pelo juiz, que deverá se basear na prova pericial feita no curso do processo.

Contudo, recomenda-se cautela, pois se o juiz aceitar o pedido de revisão, o novo valor de aluguel valerá desde a citação (início do processo). Como resultado disso, haverá condenação da parte vencida (locador ou locatário) à devolução ou ao pagamento das diferenças de aluguel, com correção monetária e juros legais, podendo redundar em importâncias consideráveis, com forte impacto sobre quem vier a devê-las.

Tal risco reforça a recomendação por uma solução negociada, para o que estão capacitados os advogados com perfil colaborativo ou mesmo os mediadores, devendo-se recorrer ao Judiciário apenas em última hipótese. Neste caso, dadas as peculiaridades do procedimento e para evitar problemas, convém contratar advogado especializado em direito imobiliário.

Chegamos ao fim de mais um artigo e esperamos que lhe tenha sido útil. Não deixe de visitar nossas redes sociais, onde você encontrará conteúdo variado, com linguagem acessível, feito para você!

FGTS: será que você possui direito a um valor maior do que imagina?

Recentemente, a mídia divulgou com grande alarde o julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de ação sobre o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), com grande impacto financeiro para os brasileiros que dispõem de recursos nesse Fundo.

De início, vale esclarecer que os valores mantidos no Fundo são corrigidos monetariamente pela TR (taxa referencial) e acrescidos de juros de 3% ao ano.

O problema é que, há bastante tempo, a TR deixou de ser um índice capaz de repor as perdas inflacionárias. No espaço de tempo de um ano a diferença da TR para outros índices até pode ser pequena, mas, ao longo do tempo, isso se torna bastante expressivo!

A solução adotada por muitos trabalhadores foi a de acionar a justiça, a fim de pleitear a substituição da TR por outro índice que traduzisse a real inflação ocorrida desde o ano 1999, mesmo naqueles casos em que tenha havido saque dos recursos.

Embora o trabalhador tenha sofrido muitas derrotas nos tribunais de todo o país, fato é que a questão agora se encontra no STF que, como sabemos, é a última instância do poder judiciário. Por ocupar o topo da pirâmide do sistema de julgamentos, cabe ao STF dizer “a última palavra” sobre o assunto.

Neste ponto, mesmo que o resultado apenas possa ser conhecido depois que o STF efetivamente se manifestar, importa saber que existe, neste tribunal, um precedente no qual ele reconheceu a inadequação da TR como índice de correção monetária. Isso se deu quando o STF, para correção de precatórios (valores devidos pelo governo em processos nos quais saiu perdedor), decidiu substituir a TR pelo INPC.

No que diz respeito ao FGTS, a matéria foi levada ao STF por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade, cujo julgamento estava marcado para o último dia 13 de maio, mas acabou sendo adiado.

É claro que a existência de um precedente sobre o tema não nos autoriza a concluir que o STF manterá, no caso do FGTS, o entendimento de que deva a TR ser substituída por outro índice. Por outro lado, não seria tarefa fácil para o tribunal justificar, em detrimento dos interesses de milhões de trabalhadores, a manutenção de um índice cuja inadequação já foi por ele expressamente reconhecida!

Sendo assim, por que não esperar o referido julgamento?

Por um lado, se a decisão de aguardar o resultado do julgamento aparenta trazer o conforto da certeza sobre o que será decido, por outro lado põe em cena outro risco. Explico. Em decisões com forte impacto financeiro para o governo, o STF costuma trazer “modulações”. Com isso, seria razoável esperar que, ao atribuir ganho de causa aos interesses dos trabalhadores, o STF insira-os em diferentes grupos: os que buscaram o judiciário até a data da decisão, e os que ainda não tomaram tal iniciativa, merecendo cada qual um tratamento diferente…

Para citar um exemplo, foi o que se verificou no julgamento que tinha outro tema: a legalidade da inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS. O STJ garantiu o direito de restituição às empresas que questionaram isso, judicial ou administrativamente, até a data do julgamento por aquela Corte.

Concluindo: se você possui ou possuiu saldo de FGTS a partir de 1999, convém consultar advogado que lide com a matéria, a fim de verificar – e dimensionar – eventual direito que possa estar sendo lesado. Como já dito, pode ser vantajoso fazer isso antes de o STF julgar o tema.

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Os problemas legais que você pode ter como cuidador.

cuidador de idosos curatela
[vc_row][vc_column][vc_column_text]Na pandemia, algumas questões têm sido trazidas com mais frequência à tona. Por exemplo, aumentou o número de pessoas que perderam a capacidade de cuidarem dos próprios interesses, o que leva à necessária intervenção de parentes próximos. Às vezes, isso é feito por meio da ação de interdição.

O que é a interdição? Trata-se de procedimento judicial, no qual o juiz confere a alguém – o chamado “curador” – poderes para representar a pessoa incapacitada – o “curatelado”. A lei prevê que, no curso do processo, o curatelado passe por avaliação médica, normalmente feita por um psiquiatra. Todo o procedimento é acompanhado pelo Ministério Público.

Uma vez nomeado, o curador normalmente passa a administrar o patrimônio do curatelado. Aí, chegamos ao ponto que queremos abordar neste pequeno artigo: o que nem todos sabem é que, como consequência legal de sua nomeação, o curador assume a obrigação de prestar contas de sua gestão.

Os cuidados do cuidador de idosos e a curatela

Em outras palavras: com a periodicidade definida pelo juiz (normalmente, a cada ano), o curador deve apresentar, em juízo, uma relação das receitas e despesas vinculadas ao curatelado, comprovando tudo isso com a juntada dos respectivos documentos.

Se não o fizer, pode ser afastado da função e ser responsabilizado pelos prejuízos que vierem a ser apurados. Exemplo: se, ao gastar recursos do curatelado, o curador não conseguir demonstrar que o fez em benefício do incapaz, haverá de restituir os valores em questão!

Só que, na prática, é comum os curadores fazerem gastos em prol dos curatelados e, por displicência ou desinformação, não terem os documentos comprobatórios disto. Às vezes, até se preocupam em guardar documentos, mas não sabem obter os que são corretos!

Recentemente, recebemos um caso assim no escritório. É lamentável ver que, além de desempenharem o papel de cuidarem de seus queridos, os curadores mal orientados ainda correm o risco de passarem por “desonestos” e terem de restituir valores dos quais não se beneficiaram…

A prestação de contas acima referida, além de exigir a apresentação de documentos específicos, segue parâmetros próprios, nem sempre conhecidos pelo contador, por mais apto que seja.

Caso você tenha se identificado com o relato acima, não demore a procurar o auxílio de profissional especializado em direito de família, e, de preferência, com experiência no assunto (prestação de contas no exercício de curatela). Não é porque cuida do outro que o curador pode descuidar de si próprio!

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